Cioba
23/02/2015
0 comments
Compartilhe

Cioba

Cioba

Cioba (Lutjanus analis) é um peixe teleósteo, perciforme, da família dos lutjanídeos, presente no Atlântico Ocidental, podendo chegar a 75 cm de comprimento, coloração avermelhada com ventre mais claro, estrias escuras e douradas no dorso e nos flancos.

No Brasil, também conhecido como areocó, ariocó, carapitanga, caraputanga, chioba, ciobinha, mulata, realito, vermelho-paramirim. Em Portugal, conhecido simplesmente como pargo vermelho.

É um peixe de carne muito saborosa e apreciada comercialmente. Várias espécies do gênero Lutjanus são também conhecidas por cioba.

São encontradas diferentes espécies, a maior delas pode chegar a 30 kg e 140 cm de comprimento.

A Cioba tem por sua característica principal a força , um peixe pequeno pesando em torno de 500 gramas pode levar o pescador a pensar que fisgou um exemplar acima de 1 kg facilmente.

Onde encontrar:

Espécie costeira que vive em águas abertas e profundas, principalmente em locais com fundo de pedra e cascalho ao redor de ilhas, parceis e recifes. Quando jovens formam grandes cardumes, e os adultos vivem sozinhos ou em pequenos grupos.

Iscas Naturais :

Alimentam-se de peixes, crustáceos e moluscos.

Iscas Artificiais :

Preferencialmente meia água e fundo , shads , camarões com jighead , peninhas , jumping jigs , são as mais atrativas e rentáveis neste tipo de pescaria .

Equipamento:

Equipamento médio para pesca de fundo, sendo indispensável o líder fluorcarbono , pois costumam se entocar com muita facilidade .

20150221_091021-1024x614 Cioba

visite-nossa-loja-virtual Cioba

www.pescanapraia.com

Comentários

Ainda não há comentários! Você pode ser o Primero a comentar esse artigo!

Escrever comentário

Seus dados não será publicado! Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceira pessoa. Os campos obrigatórios marcados como *