Chicote especial para Robalo
19/12/2012
4 comments
Compartilhe

Chicote especial para Robalo

CHICOTE ESPECIAL PARA PESCA DO ROBALO

Como sempre em nossas pescarias , buscamos chegar ao limite da perfeição , testando todas as maneiras possíveis em relação ao nosso material de pesca , para que possamos sempre obtermos êxito em nossas pescarias .

Já fiz diversas pescarias de Robalo , sempre procurando testar uma maneira diferente , isca natural ( camarão vivo , corrupto ) , iscas artificias de superfície , meia água e fundo , mas recentemente testei um chicote com duas pernadas , nestas pernadas atadas com 2 camarões artificiais glow de 6,5 cm .

No primeiro teste , o local de pesca foi próximo a um costão ( pedras ) , trabalhando da seguinte forma , arremessando o chicote cerca de 35 metros de distâncias das pedras e recolhendo a linha com pequenos toques de ponta de vara , para darmos vida aos camarões , já no segundo arremesso , fisgamos um Robalo peva abaixo da medida , que foi liberado em seguida .

Nos demais arremessos , não só entraram mais robalos , todos com tamanho abaixo da medida e liberados , mas como o chicote se mostrou eficiente para outros tipos de peixes , como pampo e sargo .

Em outra oportunidade , agora com um caiaque , fui ao mesmo local de pesca , porém trabalhando as iscas de forma diferenciada , corricando , lancei o chicote a cerca de uns 40 metros de distância do caiaque , fixei a vara no suporte do caiaque e com remadas leves , fui fazendo a isca se mover no fundo da areia .

Não demorou muito para fisgar o primeiro peixe , um xaréu de bom porte , aproximadamente 1,5 kg , que foi liberado após remover o anzol que quase engoliu , após lançar o chicote novamente , procurei remar bem próximo as pedras , minha intenção era buscar um robalo que pudesse estar por ali atrás de pequenos peixes , mas o que fez o molinete ” cantar ” , foi um enorme baiacu , que certamente pesava em torno de uns 2 kgs .

Como não havia levado chicotes reserva , tive de encerrar os testes , pois por ali certamente havia um cardume deles , a pernada do anzol de cima voltou pela metade ( só a linha ) e o camarão que tentei recuperar da boca do baiacu , ficou completamente destruído ..

Mas o saldo foi positivo , o chicote aprovadíssimo , pois em ambas as formas de pesca utilizando o chicote , tivemos ações constantes .

  

 

Na pesca de um modo geral, fazer um chicote corretamente é o que garante uma pesca produtiva , por isto , detalhamos abaixo todo o conteúdo de nosso Chicote especial para Robalo .

► DESTORCEDORES: Um girador de tamanho médio, para evitar o retorcimento da linha.

► PRESILHA:  2 presilhas (chip de engate). Uma para unir a linha que vem do molinete ou carretilha, e outro para ser usado entre o destorcedor e a chumbada, de forma que o chicote poderá girar de acordo com a correnteza, sem prejudicar a linha, evitando assim a distorção da linha do chicote de pesca e a que vem do molinete ou carretilha

► CHUMBADA: Use chumbadas pirâmide, com pesos entre 30 a 90 gramas. Dependendo da correnteza e da robustez de sua vara(caniço), você pode usar chumbadas de 100 a 120 gramas, não forçando muito na hora do arremesso. Faça arremessos de solo para evitar esforço e pressão sobre a vara(caniço).

ANZOL DAS ISCAS : Usamos o camarão de 6,5 cm GLOW com anzol número 16 Maruseigo , que para a pesca de praia é extremamente recomendável e seguro .

► LINHA DO CHICOTE: A linha usada na confecção deste chicote é 0,50 mm . Assim ele será um chicote reforçado garantindo sua pesca.

► TAMANHO DO CHICOTE: Este chicote mede aproximadamente 1 metro . Existem algumas variáveis e modificações que você deverá fazer mediante a sua observação e necessidade do momento. Essa é apenas uma base inicial e requer também uma adaptação por parte do pescador já que os locais e marés não são iguais em altura e correnteza de norte a sul dos litorais brasileiros, mas é um bom ponto de partida para quem não sabe sequer o básico.

Adquira já o seu Chicote especial para Robalo

 

 

APENAS .. R$ 19,90

 

 

www.pescanapraia.com

Comentários

  1. Newton Joaquim Almeida Oliveira
    O rotor bico de pato pode ser substituido por um rotor asa delta? Como fixo a pernada no rotor asa delta ?
    • Alexandre
      Alexandre Author janeiro 31, 13:11
      Prezado Newton , Se o chicote já estiver montado com o rotor bico de pato , você terá de montar outro chicote usando o rotor asa delta . A pernada deverá ser presa com o auxílio de uma miçanga ao invés do tradicional nó que usamos ao chicote com o rotor bico de pato . Sucesso !
  2. Newton Joaquim Almeida Oliveira
    Newton Joaquim Almeida Oliveira fevereiro 25, 11:19
    Adquiri um chicote para robalo e ele veio com 2 pernadas com comprimentos diferentes, sendo que uma tem 22,00 cm e a outra 40,00 cm. Fixo a maior em cima e a menor em baixo ? ou tanto faz ? Favor esclarecer esta dúvida. Atenciosamente, Newton Oliveira
    • Alexandre
      Alexandre Author fevereiro 25, 11:24
      Prezado Newton , Sempre use a pernada com medida menor no anzol superior ( de cima ) e a pernada maior no anzol inferior ( de baixo ) , pois se usar a pernada maior no anzol de cima , certamente você terá problemas dele enroscar com a pernada do anzol de baixo . A pernada para ser usada no anzol inferior ( de baixo ) sempre deverá ser maior , para que não fique próxima ao chumbo quando suas iscas estiverem no fundo do mar .Qualquer dúvida , estaremos a disposição . Sucesso !

Escrever comentário

Seus dados não será publicado! Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceira pessoa. Os campos obrigatórios marcados como *