Boias para pesca da Tainha
29/04/2013
2 comments
Compartilhe

Boias para pesca da Tainha

Boias  pesca de Tainha com vara de mão ( telescópicas )

Vamos falar um pouco da importância dos modelos de boias usadas na pesca de Tainha com vara de mão ( telescópica ) .

Meio caminho andado para conseguir pescar bem com uma boia é conhece-la . Saber como ela se comporta com mar, com o vento, com os peixes.

Assim, antes de mais nada , aconselho-o a habituar-se a um determinado tipo de boia. Depois cada qual defenderá o seu tipo preferido.

Existem vários tipos de boias, estas divergem entre si tanto no formato como no peso. Quanto mais claras e calmas as águas , mais finas e leves deveremos usar, devemos no entanto considerar outros fatores como por exemplo ,o vento existente , se este for forte deveremos usar uma boia mais pesada, se desejarmos pescar a uma grande profundidade , deveremos considerar a utilização de uma boia de correr, se desejarmos pescar tainhas deveremos usar boias quase imperceptíveis.

Boias pesca

MODELO 1 – Boia para pescar tainhas ou outros peixes “desconfiados”, em águas luzas e paradas.

MODELO 2 – Boia versátil dá para pescar à noite, colocando um starlight.

MODELO 3 – Boia para mar um pouco mexido, não dá para pescar à noite.

MODELO 4 – Boia de correr permite pescar muito fundo ( modelo mais usado ).

Lembramos , que na pescaria de Tainha usando vara telescópica , o fator principal nesta modalidade é sem dúvida alguma a escolha da boia a ser utilizada , como dito acima , quanto mais sensível e leve for a boia , maiores as chances de obtermos êxito em nossa pescaria .

A Tainha quando está muito ativa , faz com que a boia afunde de uma hora para outra , muitas vezes pegando o pescador despercebido , aqui em SãoVicente , litoral sul de São Paulo , temos de pescar com salva varas amarrados aos suportes , para não perdermos nossas varas para as Tainhas …

Já quando estão manhosas , chegam a ficar um bom tempo ” mamando a isca ” antes de pegá-la , quando não , muitas vezes ficam somente ” beliscando ”  , por isto , tenha em mente que para se chegar a perfeição nesta modalidade , escolha a dedo o modelo de sua boia .

Boias pesca de Tainha no entanto , podem fazer toda a diferença no sucesso de sua pescaria .

 

KIT PARA PESCA TAINHA C/ VARA DE MÃO ( TELESCÓPICA )

Trata-se de um kit preparado especialmente para quem pretende iniciar a pesca da tainha ou parati com vara de mão ( telescópica ) .

Este kit é perfeito para ser usado em locais como barrancos , beira de rios , mangues ou estuários com água salobra ( onde ocorre a junção de água salgada com água doce ) .

No vídeo ( acima ) , podemos verificar como é feita a pesca da tainha e do parati com estes equipamentos , sem dúvida um tipo de pescaria muito emocionante , pois quando fisgadas , as tainhas e também os paratis , exercem uma força muito grande para se soltar , chegando a fazer ” cantar ” a linha da vara !

O kit é formado por : 

01Vara Telescópica Bambo 4,5 m fibra de vidro 
01Carretel linha Econylon 0,30 mm 100 metros Mustad 
01Pacote com 10 anzóis Chinú nº 05 ( ideal para tainhas ) 
01Pacote com 20 chumbos do tipo arroz 
03Boias do tipo ” palito ” ( pequena , media e grande ) 
01Samburá para guardar peixes tamanho médio

 

 

—————————————————————————————————————–
—————————————————————————————————————–

 

KIT PESCA TAINHA C/ VARA TELESCÓPICA E MOLINETE

Trata-se de um kit preparado com a finalidade de pescar a tainha e o parati com vara telescópica e molinete , agora sem a necessidade de pescar dentro d´água ou muito próximo a beira de barranco .

A vantagem de se pescar a tainha e o parati usando a vara e o molinete está no alcance dos arremessos , podendo fazer deixar a isca muito próximo aos grandes cardumes .

Nesta modalidade , podemos pescar de duas maneiras , com boias cevadeiras , usando o pão como atrativo principal para os peixes na flor d´água ou também podemos pescar de fundo , usando o famoso ” chuveirinho ” , só que desta vez a isca a ser usada é a massa preparada em forma de uma ” coxinha ” .

Não podemos deixar de mencionar que o fato de usarmos o molinete , garante uma margem muito menor de perda do peixe em caso de fisgada , pois temos a ajuda da fricção do molinete , que irá contrabalancear o arranque inicial da tainha quando fisgada .

Geralmente , os peixes maiores costumam não se aproximarem das margens devido ao barulho , vale a pena lembrar que a tainha e o parati são peixes curiosos , porém , muito desconfiados ..

Usando a vara com molinete , a intenção é deixarmos as boias mais distantes possíveis das margens , atraindo cardumes de grandes peixes , isto também acontece com a pescaria feita com a massa de fundo .

O kit é formado por : 

01Vara Telescópica Winner 3,00 m fibra de carbono 
01Molinete Marine Star – 3 rolamentos ( capacidade de linha – 125 m ) 
01Carretel Linha Econylon 0,30 mm – 100 metros 
01Pacote Anzol Chinú nº 05 ( 10 unidades ) 
02Boias cevadeiras para tainha e parati  
01Boia cevadeira para tainha e parati ( exclusiva para uso com massa )
01Chuveirinho nº 08 ( ideal para pesca da tainha de fundo com massa ) 
10giradores nº 9 
01 Samburá para peixes ( tamanho médio ) 
01Suporte para vara com regulagem de altura

 

 

 

 

www.pescanapraia.com

Comentários

  1. raimundo
    raimundo junho 21, 13:51
    ola amigos boa tarde,gostaria de saber se da para pescar tainha com boia na praia.obrigado.
    • Alexandre
      Alexandre Author junho 21, 15:11
      Prezado Raimundo , Infelizmente as tainhas só podem ser pescadas com varas e boias em mangues ou estuários . As tainhas migram para estes locais para se reproduzirem e com isto mudam radicalmente seus hábitos alimentares , passando a comerem o que está a disposição delas , como pão , massas para pesca aromatizadas , figado de boi , figado de galinha , pele de frango e algas filamentosas . Aqui em nosso litoral , tentei de todas as maneiras pescar a tainha na praia , inclusive com caiaque , os cardumes que vimos eram enormes , chegamos a lançar uma boia adaptada muito leve quase no meio do cardume com isca de pão , mas sem sucesso . Mas já fiquei sabendo que em algumas praias , conseguiram capturar a tainha com algas filamentosas , estas que fixam-se em pedras e as deixam escorregadias , como todo pescador é teimoso , nunca desistiremos até conseguir ! Sucesso e boas pescarias !

Escrever comentário

Seus dados não será publicado! Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceira pessoa. Os campos obrigatórios marcados como *