Black Bass
Alexandre Bouças (513 articles)
0 comments
Share

Black Bass

Black Bass

 

Voraz, agressivo e combatente são as características que colocam o black bass (Micropterus salmoides) entre os peixes mais apreciados da pesca esportiva em água doce.

Além da resistência na fisgada, a espécie também chama a atenção dos pescadores pelos saltos que dá na superfície da água.

A carne saborosa é outra qualidade do black bass notada por quem o experimenta em diferentes receitas culinárias.

Salmonídeo exótico, o black bass é originário de lagos e pequenos rios da região sudeste dos Estados Unidos e está presente em diversos países do mundo. Aqui, vive a variedade largemouth bass, nome que foi dado ao peixe por conta do tamanho grande de sua boca.

blackbass Black Bass

Apesar de não ter dentes, possui uma espécie de lixa na boca que permite agarrar as presas com força. A baixa variação genética encontrada nos exemplares brasileiros raramente permite que eles engordem mais de três quilos, bem abaixo dos dez quilos que chegam a ser registrados entre a diversidade de variedades e híbridos de “bass” existente em rios e lagos americanos.

Apesar de o mercado brasileiro de black bass movimentar pouco em comparação ao americano, a indústria da pesca esportiva do estado de São Paulo vem crescendo e tem gerado R$ 500 milhões. De outro lado, a quantidade e o tamanho médio do peixe vêm diminuindo em lagos e represas, estimulando a produção da espécie em cativeiro.

O potencial do comércio do black bass tem sido explorado por hotéis-fazenda, com a criação de ambientes aquáticos particulares para atrair pescadores. Esses estabelecimentos também vendem iscas e equipamentos, sem que o interessado tenha a obrigação de se hospedar no local.

Vendedores de black bass aproveitam a demanda para obter lucros, mas sabem que precisam se dedicar à criação para manter a oferta. As técnicas de produção do peixe podem ser dominadas, mas os fatores climáticos e a adequação alimentar são pontos críticos no manejo da espécie.

Embora rústico, o black bass é um peixe de escamas de água doce que se desenvolve bem em regiões de clima ameno, com temperatura entre 15 oC e 26 oC. Para a reprodução, no entanto, prefere ambiente mais frio, oscilando entre 18 oC e 20 oC.

Carnívoro, o black bass exige um período de adaptação para se acostumar a comer rações industrializadas.Ainda é importante lembrar que a criação do black bass em cativeiro é possível somente mediante uma licença, de acordo com a Portaria nº 145/98. O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) é o órgão responsável pela autorização da atividade.

ISCA ARTIFICIAL PARA BLACK BASS

A minhoca sensível

A minhoca artificial tem grandes vantagens em relação aos plugs. Primeiro, por causar bem menos estardalhaço ao atingir o alvo, já que seu volume é menor e seus movimentos são mais naturais e delicados. No entanto, para muitos, a pesca com minhocas é mais complicada, pois exige do pescador uma sensibilidade à flor da pele, sob pena do peixe perceber que se trata de um objeto estranho antes da fisgada. O sistema Split Shot, também conhecido com Carolina Worm, criado pelo norte-americano Jack Cancellor, e veio substituir o sistema Texas Rig no qual o chumbo vem imediatamente após o conjunto de anzol e a minhoca. É comum neste sistema, se perceber as estrias deixadas no chumbo pelas placas dentígeras dos Basses. Ou seja, o chumbo atinge a boca do Bass, que já tem ai o primeiro indício de que algo estanho está acontecendo. Em seguida o peixe estanha a diferença entre a minhoca natural e a artificial e mais que depressa a expele. Outro problema que merece destaque, também encontrado no sistema Texas Rig, diz respeito ao toque do chumbo nos lábio do peixe e que pode até afugentá-lo.

Esses pequenos detalhes, que podem parecer mania de pescador, interferem muito no resultado de uma boa pescaria. Já no Split Shot o chumbo fica de 30 a 40 cm de distância do anzol, a minhoca chega com muito mais leveza ao alvo. O Bass sugará a minhoca sem qualquer obstáculo, tardando a constatar que se trata de uma isca artificial. Estes poucos segundos são de grande importância, pois permite ao pescador tempo para um resposta mais eficaz, que resulta em uma fisgada vigorosa. É necessário ressaltar que, com a ausência do chumbo próximo ao anzol, a resistência da água facilita a evolução da minhoca artificial, que se traduz num balé extremamente sedutor para o bocudo. E estas observações, porém, não tem nada de científico. São apenas produtos de observação.

Abaixo , podemos observar dois sistemas de chicotes excelentes para a pesca do black bass , o carolina rig e texas rig , que permitem trabalhar vários modelos de iscas em silicone , como minhocas e criaturas .

CarolinaRig Black Bass chicote-texas-rig Black Bass

Visite nossa loja virtual e confira as melhores iscas artificiais para pesca do Black Bass .

visite-nossa-loja-virtual Black Bass

 

 

Alexandre Bouças

Alexandre Bouças

Apaixonado pela pesca esportiva .

Comments

No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write comment