Betara ou ” Papa Terra “
25/10/2011
10 comments
Compartilhe

Betara ou ” Papa Terra “

Muitos de nós estaremos nas praias neste fim de ano e aproveitaremos a ocasião para pescar.

E, seja na região Sul, Sudeste ou Nordeste brasileira, o encontro é praticamente certo com uma das espécies mais conhecidas de nossas  praias: a betara (Menticirrhus americanus), também conhecida como biterra, papa-terra ou perna-de-moça, tudo depende da região. Um peixe que, apesar de não atingir porte avantajado (chega a pouco mais de 1 quilo e 50 centímetros), oferece boas fisgadas ao pescador.

A melhor época para pescar a betara é o período compreendido entre os meses de dezembro e abril.

Os maiores exemplares são normalmente fisgados na região Sul do país, aproveite as dicas para fazer pescarias divertidas deste peixe abundante em nossas águas.

betara1 Betara ou " Papa Terra "

 

 

Equipamentos:

de ação leve a média. Deve-se usar linha com 6 a 10 libras de resistência, ou espessura entre 0,16mm e 0,23mm, de monofilamento.
Os chicotes são confeccionados com linha de 0,45mm, usualmente com dois rotores. Os anzóis são pequenos, entre os tamanhos 8 e 12. O modelo mais usado é o Maruseigo.

Dicas:

Peixe que fica no fundo e tem a boca voltada para baixo, a betara geralmente “entra” na pernada de baixo. Assim, pode-setambém optar por um chicote de apenas um rotor, próximo ao chumbo, aumentando-se
o comprimento da pernada para cerca de 50 centímetros. Para incrementá-la ainda mais, usa-se dois anzóis com distância de 5 centímetros entre si.

A betara normalmente enrola bastante a pernada durante a briga, deixando-a com bastante memória e embaraçada com o chicote. O problema pode ser resolvido usando-se linha de fluorcarbono ao invés de náilon comum.

Tenha sempre em mãos um “saca anzóis”. É comum os exemplares menores “embucharem” os anzóis, o que dificulta sua retirada com as mãos.

Iscas:

As betaras aceitam boa variedade de iscas, entre elas o camarão, o corrupto, o tatuí, a minhoca e o sarnambi. Mas nota-se melhor rendimento quando se usa o camarão.
Uma boa formas de iscá-lo é em filés, pedaços ou mesmo inteiro, sem cascas.

Dicas:

Quando o camarão é iscado inteiro, a casca é retirada  com o auxílio de uma faca, através de um corte longitudinal feito nas costas do crustáceo.
Em seguida, passa-se o anzol na parte mais grossa (onde estava a cabeça), correndo a linha pelo corpo do camarão e amarrando-o na parte mais fina (cauda).
Iscado em filés, o camarão é cortado ao meio (após retirada a casca), rendendo pelo menos 2 iscas.

 

Artimanha de fuga

Quando fisgada, a betara tenta se livrar do anzol com arrancadas para trás ou para frente, afrouxando a linha.
Portanto, não se deve dar folga à linha em nenhum momento da briga.
Fique atento: se a linha que está esticada durante a espera ficar frouxa de repente, é provável que a responsável seja uma betara.
Não hesite em conferir e fisgar.

 

NOVA TÉCNICA PARA PESCA DE PRAIA 

Um sistema que tem trazido bons resultados , inclusive na captura de grandes betaras , é o uso do chicote tipo ” Carolina Rig ” em conjunto da minhoca Swamp Crowler .
Após efetuar o lançamento , movimento apenas a mão que segura a vara de 3 ou 4 toques curtos para trás e em seguida enrole o excesso da linha , faça isto até sentir o tranco ou corrida na linha , ao sentir , fisgue com vontade , pois com certeza a betara estará com a minhoca dentro da boca .

Em alguns estados , o pessoal está usando a minhoca de praia em pedaços e usando essência atrativa de camarão para aguçar ainda mais os predadores .

 

visite-nossa-loja-virtual Betara ou " Papa Terra "

 

www.pescanapraia.com

Comentários

  1. luiz
    luiz janeiro 30, 11:45
    boa tarde gostaria de saber se voce ja tem pronto o chicote tipo carlina rig com minhoca swamp crowler para pesca de betara
  2. claudio r bauer
    claudio r bauer março 16, 22:42
    não tem isca artificial para betarra
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author março 30, 19:20
      Prezado Claudio , tudo bem ? Aqui em nosso litoral o pessoal tem usado muito o tatuí em silicone , tem dado bons resultados , porém a maioria dos pescadores querem uma isca para lançar de deixá-la parada , sem querer trabalhar a isca , isto é praticamente impossível , pois a betara gosta da isca em movimento , o ataque é mais rápido e certeiro . Eu mesmo uso o tatuí em silicone na pesca com caiaque , deixo a vara no suporte e vou remando e corricando a isca , já cheguei a fisgar outras espécies como peixe galo , baiacú e até robalo peva ... O segredo é a movimentação das iscas . Sucesso e boas pescarias !
  3. Jose Ricardo
    Jose Ricardo dezembro 13, 18:10
    Alo ! Pescadores um grande abraço, agradeço muito os comentarios e dicas importantes. Ótimas pescarías e um año repleto de emoçöes.
  4. Jose Ricardo Jadao rubi
    Jose Ricardo Jadao rubi dezembro 13, 18:12
    Alo ! Pescadores um grande abraço, agradeço muito os comentarios e dicas importantes. Ótimas pescarías e um año repleto de emoçöes.
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author janeiro 11, 14:59
      Prezado Jose Ricardo , tudo bem ? Desejamos a você e toda sua família , um feliz ano novo , cheio de paz , saúde e muita prosperidade ! Sucesso e boas pescarias !
  5. marco Trierweiler
    marco Trierweiler julho 31, 14:38
    pergunta neste sistema carolina rig para pesca papa terra . Aqui Rio Grande do Sul, mar é sempre forte precisa chumbadas de100gr ou mais . este método funciona ?? sem mais um abraço
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author agosto 18, 18:17
      Prezado Marco , tudo bem ? O sistema carolina rig é mais utilizado em mar com água mais calma , pois se faz necessário sentir a chumbada tocar ao fundo e iniciar o processo de recolhimento com trabalho de vara . Com o mar muito agitado , a chumbada irá rolar , enroscando o chicote todo na isca , neste caso não é aconselhável o uso deste modelo em mar agitado . Sucesso e boas pescarias !
  6. cezar escopeli
    cezar escopeli abril 13, 10:56
    posso guardar camarão congelados para uma futura pescaria { futura quer dizer alguns dias}.. desde ja Obrigado
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author abril 13, 12:37
      Prezado Cezar , tudo bem ? Sim , você pode armazenar o camarão para ser congelado sem problemas , temos um post com algumas explicações de como se deve conservar o camarão para pescarias futuras , segue o link - Como conservar o camarão Sucesso e boas pescarias !

Escrever comentário

Seus dados não será publicado! Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceira pessoa. Os campos obrigatórios marcados como *