Bandidos atacam pescadores
04/01/2013
8 comments
Compartilhe

Bandidos atacam pescadores

Barco roubado por piratas é encontrado em Santos

Nathália Geraldo – Jornal a Tribuna

Um barco de pescadores foi roubado por cinco homens na quinta-feira no Rio Cascalho, em Cubatão, foi recuperado e entregue à garagem náutica em que fica guardado, no final da tarde de sexta-feira.

A embarcação Gabriel, da marca Maresias, modelo Parcel, de 19 pés e com motor de popa Yamaha 60HP, foi encontrada depenada, somente com os bancos, no Rio do Bugre, na Zona Noroeste de Santos.

O ataque pirata resultou na morte por afogamento de um dos tripulantes da embarcação, o aposentado Hitoshi Suekane, de 78 anos.

Ele pescava junto com o projetista Gilberto Ferreira, de 49 anos, e o administrador Thiago de Camargo Ferreira, de 22 anos. O grupo estava acompanhado do marinheiro Kleber Ferreira Branco, de 43 anos.

Pescadores agora não tem mais sossego nem se quer para poder pescar livremente nos canais de São Vicente e Cubatão .

foto-policia-barco Bandidos atacam pescadores

Foto – Raimundo Rosa

 

Segundo Yukito Yumoto, proprietário da náutica, que fica na Rua Japão (São Vicente), é no final de ano que acontecem mais roubos de embarcações e de outros equipamentos aquáticos.

“Nós pescadores sofremos muito com a falta de segurança no mar, ainda mais no final do ano. Sempre oriento os clientes e os marinheiros para que prestem atenção no movimento”.

De acordo com Yukito, é possível traçar um mapa com as áreas de maior risco de assaltos. “A Vila dos Pescadores (Cubatão), o Dique das Caixetas (São Vicente) e o Rio do Bugre (Santos) são pontos em que não dá para ficar parado. Muitos homens esperam a embarcação passar para roubar”.

Ainda conforme Yukito, os indivíduos costumam retirar partes da embarcação para vender o alumínio por quilo.
“Para eles, vale mais vender pedaços do material do que navegar com um barco que pode ser reconhecido”.

Defeito

Os bandidos conseguiram se aproximar dos pescadores da embarcação Gabriel após simular um defeito mecânico no barco em que estavam. Eles sacaram armas e começaram a atirar na direção das vítimas, sem atingi-las.

Em seguida, os piratas pularam no barco dos turistas, os agrediram com tapas e os jogaram na água. O bando fugiu com as duas embarcações, levando ainda dois celulares, vários documentos e a aliança de ouro das vítimas. Um dos turistas, o aposentado Hitoshi Suekane, de 78 anos, acabou morrendo afogado.

www.pescanapraia.com

Comentários

  1. Gilberto Spirandelli
    Gilberto Spirandelli fevereiro 08, 22:28
    Olá amigos,sou um pescador e frequentador desta região,um lugar bom de se pescar e próximo a Sp; é uma pena que as autoridades não tem olhos para este lugar,daqui em diante irei com menos frequência ,pois não quero ser a próxima vitima é uma vergonha para nossas autoridades.
    • Alexandre
      Alexandre Author fevereiro 18, 13:04
      Prezado Gilberto , É uma pena mesmo , pois o local é um dos melhores para a pesca do Robalo e de grandes pescadas , mas infelizmente é praticamente impossível se pescar por lá , muitos já sofreram assaltos " relâmpagos " por lá , mas este último envolvendo a embarcação Gabriel foi além dos limites ... As autoridades da baixada alegam a falta de estrutura para poder monitorar os pescadores que adentram ao mangue , com isto , os ladrões fazem a festa , na marina onde costumamos sair com a embarcação , fizemos alguns cartazes informando os pescadores que pretendem sair para pescar sobre os riscos de frequentar estes locais de pesca . A grande verdade é que infelizmente não há mais local seguro hoje em dia , todos somos alvos destes bandidos , precisamos é sempre estarmos atento a tudo , não se pode vacilar em momento algum . Sucesso e boas pescarias !
  2. Gilberto Spirandelli
    Gilberto Spirandelli abril 22, 22:53
    Olá meu amigo Alexandre,é uma pena mesmo agora estou indo mais alem ,vou pescar em Itanhaem é mais longe mas é mais seguro vale a pena,boas pescas abraços.
    • Alexandre
      Alexandre Author abril 23, 19:07
      Prezado Gilberto , Uma pena mesmo , pois estes rios são excelentes para a pesca principalmente do Robalo com iscas artificiais , mas creio que nada vale mais do que nossas vidas , não é ? Temos que nos adequar a outros locais enquanto as autoridades nada fazem , infelizmente ... Sucesso a você !
  3. Nelson
    Nelson novembro 13, 15:35
    Na minha opinião, para diminuir um pouco esse tipo de ocorrência, os proprietários de embarcações devem investir em tecnológica , exemplo ver uma empresa que faça rastreamento por satélite e tenho meio de acessar a policia ou órgão responsável a localização da embarcação, se a empresa for seria não da nem tempo para essa cambada depenar as embarcações, podem ser presos e leva quem compra deles também é uma questão de boa vontade.
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author novembro 14, 09:49
      Prezado Nelson , Exatamente , com um sistema como este operando de forma ativa , seria um pouco mais fácil controlar a ação dos bandidos , porém , em algumas marinas este serviço já encontra -se ativo , a um custo muito alto , o que leva a grande maioria desistir de usá-lo . A grande verdade é que não existe monitoramento algum por parte da segurança marítima , o que facilita a ação dos bandidos , que chegam a agir em locais onde a frequência de barcos é constante , sem nenhum pudor . Sucesso !
  4. waldir
    waldir outubro 05, 00:38
    eles não tem estrutura para patrulhar a área do mangue mais tem para proteger a área dos índios que e da praia das vagas ate a forte Itaipu praia grande isso e uma vergonha
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author outubro 10, 10:17
      Prezado Waldir , Realmente é lamentável , o pior de tudo isto é que eles sabem onde e quando ocorrem os incidentes com as embarcações e não tomam nenhuma providência . Cansei de ver patrulhamento em locais onde não há risco de assaltos , pesco muito de caiaque ali no canto do forte , sempre tem patrulhamento incomodando pescadores que ficam próximos as pedras , ao invés de direcionarem o patrulhamento nos canais onde o índice de roubos é grande . Grande abraço e sucesso !

Escrever comentário

Seus dados não será publicado! Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceira pessoa. Os campos obrigatórios marcados como *