Arremesso de Praia
19/06/2012
6 comments
Compartilhe

Arremesso de Praia

 
Arremessar é uma arte!. E como toda arte, os arremessos requerem de nós, pescadores, conhecimento, prática, equipamento adequado e atenção aos detalhes na hora de cada arremesso. Pois para obtermos arremessos longos e precisos na pesca de praia, não é preciso apenas força, mas sim jeito, agregado ao estilo escolhido e ao material utilizado para o mesmo.
 
Para fazer bons arremessos, você terá que saber lidar com a força do vento, que além de diminuir a força e distância dos lançamentos, devido ao atrito entre Âmbos, o vento forte é considerado um dos maiores vilões da pesca de praia. Portanto, você que é um iniciante, procure praticar a pesca de praia, se possível, sempre ao amanhecer, quando a ação do vento é sem dúvida menor em relação a outros horários. Aproveite a ausência da ação do vento para treinar o estilo de arremesso escolhido por você, até que esteja preparado para encarar qualquer maré ou condições meteorológicas.
 

MATERIAL DE PESCA DE PRAIA E ESTILOS DE ARREMESSO

Na pesca de praia, existem 3 estilos de arremessos que apresentam resultados diferentes, porém requerem do pescador, bastante técnica e treino para efetuá-los com perfeição e eficiência.

1º – Frontal – Arremesso feito com os braços para trás, de frente pro mar, com a vara(caniço, cana) à 9 horas, como mostra a figura abaixo. Observe que a mão direita no término do arremesso se projeta para frente, enquanto que a esquerda, para trás, com o cotovelo próximo a cintura.

Arremesso Frontal 
 
2º – Lateral – Como mostra a ilustração, é efetuado com uma certa curvatura dos braços, pernas e corpo, usando a força da ponta da vara e não a força bruta. É tudo uma questão de jeito!. Veja que a força inserida é apenas nos 1º e 2º passos. Depois, é só deixar que a impulsão da vara(caniço, cana) faça sua parte, apenas administrando o recolhimento da vara e linha após a caída da chumbada(chumbo) na água.
Arremesso Lateral 
 

3º – Pêndulo – Já o arremesso pendular, requer muita técnica pois o mesmo é feito em 6 passos e qualquer erro durante a execussão, pode resultar na perda do material que compõem o chicote de pesca de praia. Esses material são: chumbadas(chumbo), snaps(presilhas), rotores, destorcedores(giradores), anzóis e linha.

Arremesso Pendular 
 

MATERIAL RECOMENDADO PARA LONGOS ARREMESSOS

Quanto ao material recomendado para facilitar e proporcionar bons arremessos, você deve usar:
 
►   1 – Vara de ponta dura e ação rápida, com o dobro de seu tamanho. Se tiver 1,65 de altura, use uma vara de 3,60 ou até mesmo 3,90 metros.
►   2 – Molinete de porte médio, porém o mais leve possível, com 3 rolamentos e capacidade para mais de 300 metros linha 0,25mm no tambor.
►   3 – Linha principal com espessura 0,25mm de multifilamento, ou 0,30mm de monofilamento(nylon)
►   4 – Leader (arranque, saída) de linha 0,40mm de fluorcarbono, com o dobro do tamanho da vara
►   5 – Use chumbadas torpedo ou pirâmide, que mesmo em atrito como a ação do vento, oferece melhor resultados nos lançamentos em dias de vento intenso.

► Obs.: Por último, vale lembrar que o maior segredo de um bom arremesso na pesca de praia, está no jeito técnico de arremessar, e não só na força que é empregada nos mesmos.

 

 

www.pescanapraia.com

Comentários

  1. wagner
    wagner junho 12, 19:38
    Bem bacana esta matéria, gostei da dica
    • Alexandre
      Alexandre Author junho 13, 07:49
      Prezado Wagner , Agradecemos por sua visita e ficamos felizes que tenha gostado . Sucesso
  2. Paiva
    Paiva junho 18, 12:51
    A dica é boa: mais para quem é canhoto.
    • Alexandre
      Alexandre Author junho 18, 18:19
      Prezado De Paiva , É verdade , mas estamos em fase terminal de um tutorial para quem é destro . Sucesso !
  3. Paulo Roberto
    Paulo Roberto novembro 01, 00:16
    Prezado Alexandre. Boa noite. Sou do tempo das varas de bambu,inteiras,2 e 3 partes e dos molinetes Paoli(ainda possuo o malcom). Mas por força do progresso aderi as vara de fibra de vidro e as de carbono. Estou adorando e curtindo muito suas dicas e respostas as inúmeras dúvidas que aparecem. Você está de parabéns !!!!! Continue assim !!!!!!! Queria um opinião sua sobre minha ultima aquisição. Uma vara de carbono Tacom Surf Leader g5 3,60 metros,3 partes e suporta de 100 à 250 g de chumbada para arremesso(não sou muito catedrático em termos técnicos), 500m de linha fastline onix invisible azul 405mm, e um molinete Harony 7000 da Tacom 3 rolamentos,rotor balanceado,fricção frontal,pinhão de latão,relação 4,1:1,capacidade:0,40/395m 0,50/250m 0,60/175m. Desde já agradeço.
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author novembro 08, 18:44
      Prezado Paulo Roberto , tudo bem ? Seja muito bem vindo ao nosso site , ficamos muito felizes que tenha gostado . Em relação a sua aquisição , você está de posse de um excelente conjunto para pesca de praia , material leve e principalmente de muita qualidade , certamente você está equipado de um conjunto que não irá lhe deixar " na mão " . Sucesso e boas pescarias !

Escrever comentário

Seus dados não será publicado! Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceira pessoa. Os campos obrigatórios marcados como *