Anchova ou Enchova
22/05/2013
2 comments
Compartilhe

Anchova ou Enchova

anchova-300x132 Anchova ou Enchova

Anchova

Nome: Anchova ou Enchova
Nome científico: Pormatomus saltatrix
Água doce ou salgada: salgada
Família: Pomatomidae

Hábitos: voracidade é a palavra melhor define o comportamento da anchova. Capaz de se alimentar até de membros de sua própria espécie, por isso os cardumes tendem a ser homogêneos no comprimento de seus indivíduos. Pode ser encontrado no Atlântico, Índico, Mediterrâneo e até no Mar Negro. Estão presentes em toda extensão do litoral brasileiro. Sua pesca é muito comum junto a costões em ilhas ou no continente. Parcéis submersos também são produtivos e, algumas vezes, águas oceânicas. Essa espécie prefere águas agitadas. Em meses mais fios é possível encontrá-las próxima às praias e até mesmo em mangues e estuários, provavelmente acompanhando cardumes de tainhas e paratis, que compõem seu cardápio alimentar. Reproduz-se em alto mar e desovam milhares de ovócitos pelágicos. Os filhotes migram para a região costeira e podem freqüentar até águas salobras de manguezais, onde dificilmente permanecem, após atingirem meio quilo. Alimentam-se de Paratis, Tainhas e Sardinhas, além de lulas e crustáceos. Costumeiramente, ficam mais ativa ao amanhecer e ao entardecer.

Características: tem corpo alongado e comprido, com coloração variada entre azul-esverdeado a cinza escuro, na região dorsal. A boca está ornada de afiados dentes triangulares e a mandíbula é acionada por poderoso músculo adutor. Possuem flancos prateados e ventre branco. A nadadeira caudal é grande e furcadas, geralmente negra, e confere excelente propulsão e grandes arrancadas. Atingem pouco mais de 15kg e ultrapassam 1m de comprimento. Possuem duas nadadeiras dorsais separadas, a primeira é espinhosa e a segunda, ramosa. A nadadeira anal apresenta comprimento ligeiramente menor se comparada com a segunda dorsal e são quase simétricas.

Curiosidades: são chamadas de piranhas marinhas, por alguns pescadores, devido à voracidade com que devoram suas presas e ao fato de atacarem quase tudo que lhes é oferecido, de iscas artificiais a naturais. São peixes migradores, mas muitos pesquisadores e pescadores acreditam na possibilidade de existirem populações que permanecem em uma mesma área.
Dicas para pesca-lo: a pressão atmosférica ideal para capturá-las se situa acima de 1.010 milibares (Mb). Varas de potência média a pesada (20 a 30 lb), com comprimentos entre 6,6′ (1,80 m) e 7′ (2,10 m), para conseguir arremessos bem longos, carretilhas ou molinetes para pelo menos 150 m de linha compatível com a vara em uso, com preferência pelas mais fina (0,25 a 0,35 mm). Iscas artificiais de todos os tipos, superfície, meia água e fundo, além de jigs, jumping jigs, shads, grubs e colheres metálicas, sobretudo modelo ziguezague. Nos jumping jigs e colheres ziguezague, troque as garatéias por anzóis simples, de número 6/0 a 8/0, para evitar enrosco. No inverno, quando normalmente se alimentam de Tainhas e Paratis, use iscas maiores. Nos meses mais quentes, quando sua dieta se baseia em Manjubas e Sardinhas, as iscas menores são mais eficazes. Os arremessos devem ser longos feitos em direção às espumas, onde, normalmente elas se alimentam. Como quaisquer predadores que se prezem, elas usam a espuma como camuflagem, para se esconder e aguardar os momentos de atacar suas vítimas. As iscas naturais mais usadas são sardinhas, inteiras ou em pedaços, filés de Paratis e Bonitos e camarões. Podem ser pescadas tanto de fundo como de superfície (boiada).

Fonte : Uol

www.pescanapraia.com

Comentários

  1. diacono56
    diacono56 julho 26, 13:30
    Boa tarde! Novo na pesca! Quero conhecer sobre pesca. Moro em Figueira - Arraial do Cabo.
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author agosto 18, 18:18
      Boa tarde , tudo bem ? Seja muito bem-vindo em nosso site , qual tipo de pescaria pretende iniciar ? Nos informe por favor , para que possamos lhe enviar dicas , matérias e tutoriais de pesca . Sucesso e boas pescarias !

Escrever comentário

Seus dados não será publicado! Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceira pessoa. Os campos obrigatórios marcados como *