Abrotéa
18/06/2015
2 comments
Compartilhe

Abrotéa

Nome Popular : Abrotéa / Bacalhau

Nome Científico : Urophycis brasiliensis

Distribuição Geográfica

Distribui-se do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro, na costa Sul e Sudeste, e em alto mar e águas profundas fica nos fundos de areia, lodo ou cascalho.

Descrição

Peixe de escamas diminutas, médio porte e tamanho máximo em torno de 75 cm e 2,5 Kg.; não se tem encontrado exemplares maiores que 50 cm e 2 Kg.
As fêmeas atingem tamanhos e idades maiores que os machos.
Apresenta duas nadadeiras dorsais longas, a primeira curta e comprida (meu Deus, como é que pode ser “curta e comprida” ao mesmo tempo?) seguida de uma outra provida de um longo filamento, que se estende até a caudal. Suas escamas são bem miúdas e possuem barbilhões curtos abaixo da mandíbula. Geralmente a cor varia entre parda, marrom-escura ou olivácea, com o ventre esbranquiçado.
Abrótea é o nome comum de vários peixes do mar do gênero Urophycis. Ela pertence à ordem Gadiforme, a mesma do Gadus morhua, o que a faz parente do legítimo bacalhau – um parente distante.
Apesar de terem a carne com sabor parecido são de famílias diferentes A abrótea é da família Phycidae, enquanto o morhua é da família Gadidae.

No Brasil encontra-se a Urophycis brasiliensis (abrótea) e U. cirrata (abrótea-de-profundidade). Como são raros aqueles que conhecem a cara do bacalhau, muitas vezes leva-se um exemplar das outras 195 espécies em seu lugar. Além de também ser conhecida pelo nome popular de bacalhau, em algumas regiões ela é conhecido por abrote ou brota.
No nosso País costuma-se chamar a abrótea de bacalhau fresco, um erro.

Ecologia

A reprodução ocorre no outono em toda a região sul e sudeste nos meses de fevereiro a junho, com picos entre abril e maio.
O crescimento é relativamente lento, com mortalidade natural e longevidade moderada. É um dos peixes demersais (os ovos são demersos, ou seja, não flutuam por ficarem presos ao fundo) mais abundantes no talude superior.
Costuma formar grandes agregações, alimentando-se de pequenos peixes, vermes e outros invertebrados; tendo enorme voracidade quando ataca suas presas.

www.pescanapraia.com

Artigos Relacionados

Comentários

  1. ivone da silva russo
    ivone da silva russo outubro 18, 13:14
    Mas e fibrosa a carne
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author janeiro 05, 17:07
      Prezada Ivone , tudo bem ? Sim , a carne é fibrosa , mesmo com algumas receitas ótimas de preparo , não esconde esta característica do peixe . Sucesso e boas pescarias !

Escrever comentário

Seus dados não será publicado! Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceira pessoa. Os campos obrigatórios marcados como *