Abotoado
28/10/2015
0 comments
Compartilhe

Abotoado

Nomes populares

O peixe de água doce chamado Abotoado é conhecido popularmente como Armau, Armado, Cuiú-Cuiú ou Mandi-Capeta.

Nome científico

Pterodoras granulosus.

Distribuição geográfica

Sua espécie é distribuída nas Bacias Amazônica, Tocantins-Araguaia, Paraná, Paraguai e Uruguai.

Habitat

O Abotoado habita águas de grande profundidade, como rios, poços de grande profundidade, matas inundadas, lagos de várzea e canais, onde rastreia o fundo em busca de comida.

Alimentação

É uma espécie omnívora, alimentando-se preferencialmente de moluscos e camarões de água doce, embora também comam larvas de insetos, frutos e sementes (durante a cheia), peixes pequenos e detritos do fundo dos rios.

Reprodução

A desova é total e normalmente os pais não cuidam da prole.

Características   

O peixe Abotoado é um peixe de couro. Seu corpo é coberto por uma fileira de placas ósseas. O comprimento do seu corpo vai de 3 a 4 cm até 1 metro aproximadamente. Possui coloração cinza escura uniforme, cabeça estreita, focinho longo, boca inferior, olhos grandes e presença de barbilhões curtos. Sua boca inferior e sem dentes, bem como focinho longo servem para conseguir os alimentos. Ele pode chegar aos 80 cm de comprimento e atingir até 10Kg.



www.pescanapraia.com

Artigos Relacionados

Comentários

Ainda não há comentários! Você pode ser o Primero a comentar esse artigo!

Escrever comentário

Seus dados não será publicado! Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceira pessoa. Os campos obrigatórios marcados como *