Pesca do peixe espada
29/03/2012
39 comments
Compartilhe

Pesca do peixe espada

peixe espada
Nome popular: Espada

Habitat: O peixe espada existe em praticamente todo o litoral brasileiro, vivendo ao redor de ilhas dentro e fora de baías. Podem atingir até 2m de comprimento e 4Kg de peso.

Técnicas de pesca: Deve-se utilizar equipamento de ação média pesada, composto de vara para linhas de 10 a 20 Lbs, carretilha ou molinete com capacidade para 100m de linha com 0,40mm de diâmetro e anzóis tipo maruseigo de tamanho 4/0 a 6/0 ou garateias 1/0 a 2/0 .

Existem várias formas de se pescar o peixe espada já que ele vive tanto em locais fundos como rasos. Pode-se utilizar bóia, de preferência luminosa, pois costuma-se pescar à noite. Para se pescar com iscas naturais, deve-se utilizar pequenos peixes como a sardinha , por exemplo.

As iscas artificiais de meia água também são eficientes, tanto na modalidade de corrico como na de arremesso , de preferência as iscas com 11 a 13 cm , cores prateadas que imitem uma sardinha por exemplo .

Dica: Preste atenção ao recolher a isca , pois este peixe gosta de persegui-la, podendo ataca-la até minutos antes do pescador terminar o recolhimento.

Atenção : Muito cuidado ao manusear o peixe quando fisgado , use sempre uma luva pega peixe ou um alicate boca grip para auxiliá-lo a remover o anzol da boca do peixe , o espada tem dentes afiadíssimos que podem causar sérios danos se presos às nossas mãos .
Se estiver pescando embarcado , procure segurá-lo logo abaixo da cabeça com força , para que o peixe não tenha como movimentar-se em direção a sua mão , alguns pescadores mais experientes batem com a cabeça do peixe na borda da embarcação , fazendo o mesmo ficar desnorteado .

Melhor época: Durante todo o ano, oscilando um pouco de acordo com as alterações climáticas , no verão costumam ser capturados os maiores exemplares .

Tamanho mínimo: Liberado

Características Importantes
  • Leve sempre diferentes tipos de iscas
  • Use sempre um iscador com cabo
  • Use garateias de acordo com a sardinha
  • Restos de peixes são ótimos como ceva
  • Muito cuidado ao remover o peixe do anzol
  • Faça uso de um alicate ou luva pega peixe
  • Use iscas artificiais com pelo menos 11 cm
  • O espada é atraído pela coloração prata
Em pescarias noturnas , faça o uso de boia luminosa , pois o peixe espada tem o hábito de caçar usas presas entre a superfície e meia água .

Se optar pela pescaria com iscas artificiais , os plugs de meia água são os que garantem melhores resultados , principalmente iscas acima de 11 cm e que tenha em sua coloração a pigmentação prateada ou cromada .

espada 1
Porque pescar o peixe Espada ?
  • Trata-se de uma pescaria muito vibrante
  • Proporcionam brigas excelentes aos pescadores
  • Não requer habilidade técnica para pesca
  • Sua carne é muito apreciada
OFERTAS ESPECIAIS
image4_1

Quais as formas de pagamento ?

Aceitamos todos os cartões de créditos em até 3 x sem juros , boleto bancário e depósito bancário para pagamentos a vista .

Existe desconto à vista ?

Sim , concedemos desconto de 10% para pagamentos a vista , efetuados via boleto bancário ou depósito bancário .

E o frete ?

Em nossa loja virtual disponibilizamos de mais de 600 produtos , com frete grátis para todo o Brasil .

www.pescanapraia.com

Comentários

  1. ernesto Elias de Souza
    ernesto Elias de Souza julho 17, 14:21
    valeu,sou iniciante usei garateia com meia sardinha;já consegui pecar 02 pequenas na prai da ura rj.é muito bom...
  2. Marcos Cordeiro
    Marcos Cordeiro janeiro 06, 01:18
    Estou querendo uma informação precisa e direta a respeito de qual a MELHOR época para pesca da espada (na Urca – RJ) e qual as condições ideais para e pesca! Agradeço desde já!
    • Alexandre
      Alexandre Author janeiro 07, 12:59
      Prezado Marcos , A pesca do peixe espada pode ser feita o ano inteiro , porém , com maior produtividade no verão , onde os exemplares maiores costumam entrar nos canais e manguezais pelo fato da temperatura da água se elevar . A melhor isca sem dúvida é a sardinha , inteira ou em pedaços . Procure fazer uma ceva com restos de peixes e jogue no local onde pretende pescar alguns minutos antes , para atrair o cardume . Sucesso e boa pescaria !
  3. REGINALDO DOS SANTOS LIMA
    REGINALDO DOS SANTOS LIMA junho 16, 11:46
    ADOREI ESTAS DICAS,GOSTO MUITO DE PESCARIA PEGO ESPADAS NA PONTE DO MAR PEQUENO ( DIVISA DE SÃO VICENTE E PRAIA GRANDE ) E PESCO TBM NAS PRAIAS DE PRAIA GRANDE,UM ABRAÇO A TDS.
    • Alexandre
      Alexandre Author junho 16, 18:30
      Prezado Reginaldo , Um ótimo local para pesca do peixe espada , o " poção " como é conhecido pelos pescadores pode-se pescar o espada tanto com iscas naturais como iscas artificiais . Na pesca com iscas artificiais , quando a água está limpa e clara , pode-se ver o espada perseguindo a isca , o que torna esta pescaria ainda mais emocionante . Sucesso e boas pescarias !
  4. valdir
    valdir janeiro 24, 18:08
    boa tarde amigos moru em florianopolis no ano passado pescamos varios peixe espada . mas ate agora aqui na praia do pantano do sul nao conseguimos pescar nada .ainda nesta mesma epoca no ano passado estava pescando bastante gostaria de saber qual cidade que esta dando peixe espada . em fripa esta devagar
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author janeiro 27, 11:44
      Prezado Valdir , O verão com certeza é a melhor época para se pescar o peixe espada , tente alternar a altura de sua isca , isto poderá ajudar bastante , aqui no litoral de SP o peixe espada é pego usando a isca entre 1 a 1,5 m de profundidade , mas pode ser pescada também com isca de fundo ou até mesmo isca de superfície . Procure também fazer uma ceva com restos de peixes , isto poderá ajudar a atrair o cardume . Sucesso e boa pescaria !
  5. Mauricio Tokuyochi
    Mauricio Tokuyochi novembro 01, 22:21
    Ola amigo!! Moro em Peruibe,litoral sul de SP e estou me preparando para pescar espada.Nao sei como é esse tipo de pescaria por aqui pois nao ouço muito a respeito.Ainda estou vendo os melhores lugares e estou indo com base em dicas como as suas.Abcs
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author novembro 05, 16:05
      Prezado Mauricio , tudo bem ? Com certeza ai em Peruíbe tem excelente pontos para a pesca do Espada , com certeza você terá pescarias muito proveitosas ... Só lembrando , a melhor isca natural para o Espada é a sardinha ! Grande abraço e sucesso !
  6. carlos rober to balbino
    carlos rober to balbino abril 26, 08:44
    BOM DIA PESCO NA BAIA DE GUANABARA E TENHO ESCELENTES RESULTADOS DIURNOS COM GARATEIA SARDINHA OU FILE DA PROPRIA ESPADA
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author maio 22, 17:46
      Prezado Carlos , tudo bem ? A pescaria do peixe espada é muito bem sucedida nos períodos diurnos e noturnos , com uma pequena vantagem ao período noturno , onde são capturados os maiores exemplares . Sem sombra de dúvidas , a sardinha é a melhor isca natural para a pesca do peixe espada , iscas artificiais de meia água entre 9 a 12 cm também são muito funcionais . Sucesso e boas pescarias !
  7. Gerson
    Gerson julho 16, 22:07
    Alexandre, comecei a pescar e em 5 minutos pegamos 4 espadas de bom tamanho. Parecia uma noite promissora e aí fizemos uma ceva, para atrair mais. Porém a ambição parece ter dado errado. Começamos a pegar remoras, e nenhuma espada sequer deu as caras. Acha que pode ter atraído tubarões a ceva? E a presença de tubarões espanta as espadas? O que acha?
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author julho 17, 09:50
      Prezado Gerson , tudo bem ? O intuito da ceva realmente é fazer com que os peixes se concentrem no perímetro onde se está pescando , porém , não temos como saber o que iremos atrair . O fato de terem pego rêmoras não justifica a presença de tubarões , por incrível que pareça , já fisgamos rêmoras em canais de manguezais , um habitat bem distante da qual a mesma costuma estar , mas dependendo da profundidade e do local onde vocês estavam pescando , não se pode descartar a hipótese da presença de tubarões , pois sabemos que eles são atraídos facilmente por cevas , principalmente se na mesma conter sangue . Quando estiver pescando a espada e a pescaria estiver promissora , evite a ceva , peixe espada sempre andam em grandes cardumes , use apenas a sardinha como isca natural e até mesmo algumas iscas artificiais de meia água , tamanho entre 9 a 11 cm , de preferência que tenha a cor prata ou cromado na isca . A KV Isca oferece um modelo chamado " Sardinha " , seu corpo é cromado e com a cabeça vermelha , fatal para a pesca do peixe espada . Dê uma olhadinha nela anunciada em nossa loja virtual : https://loja.pescanapraia.com/item/ISCA-KV-SARDINHA-.html Ficamos a sua disposição sempre que precisar . Sucesso e boas pescarias !
  8. carlos alberto
    carlos alberto outubro 07, 20:30
    qual a melhor época pra pesca do olho de cão, e qual a isca mais adequada para esse tipo de peixe...
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author novembro 21, 13:39
      Prezado Carlos Alberto , tudo bem ? Melhor época para a pesca do olho de cão certamente é no verão , onde se agrupam em grandes cardumes por quase todo o nosso litoral . A melhor isca na minha opinião é o sabiki , pois a probabilidade de se capturar mais de um exemplar no chicote com 5 anzóis é muito grande . Sucesso e boas pescarias !
  9. Jorge
    Jorge novembro 20, 18:48
    Pesco em São Francisco do Sul SC ha uns dois meses não aparecem mais peixe espada. Porque ?
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author novembro 21, 12:49
      Prezado Jorge , tudo bem ? Estranho , pois o peixe espada é um peixe que se pesca o ano inteiro , independentemente de alterações de marés e de clima . O que ocorre muito aqui em nosso litoral por exemplo , em dias mais quentes o espada é pego com frequência em meia água e até na superfície , já em dias mais frios , costuma-se fisgá-los no fundo . Em sua próxima pescaria , tente fazer uma ceva com restos de peixes presos a uma garrafa pet , com pequenos furos na lateral , isto costuma funcionar muito bem para atrair cardumes de espada . Sucesso e boas pescarias !
  10. JOAO PAULO
    JOAO PAULO dezembro 05, 12:46
    E MUITO BACANA ACHAR PESSOAS QUE NOS DE DICAS COMO ESSAS . SOU DE RIBEIRAO PRETO E GOSTO DA PESCA DE MAR , QUANDO POSSO VOU EM MONGAGUA SP , PESCAR NA PLATAFORMA , MAS NUNCA PEGUEI ESPADA E TENHO VONTADE .
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author dezembro 14, 15:28
      Prezado João Paulo , tudo bem ? Ficamos felizes em saber de que as dicas nas quais postamos em nosso portal , de alguma maneira lhe beneficiaram . Estamos sempre em constantes atualizações em busca de novas informações e técnicas , para que possamos sempre compartilhar com nossos amigos e clientes pescadores . Estaremos sempre a sua inteira disposição no que precisar . Sucesso e boas pescarias !
  11. paulo
    paulo dezembro 16, 16:26
    fomos pescar no poço da ilha bela sp mais nao pegamos nada tinha muitas embarcaçoes mas nao pegamos nenhuma espada estavamos usando sardinha como isca pq sera ?
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author janeiro 06, 15:29
      Prezado Paulo , tudo bem ? O espada é um peixe muito ativo e que não se assusta muito com embarcações ou movimentações na água , vocês usaram a sardinha de fundo ou usaram com boia na flor da água ? Uma dica , quando for pescar espada , tenha sempre em mãos iscas artificiais de meia água , cor branca com cabeça vermelha ou prata com cabeça vermelha , 11 a 12 cm , muitas vezes o espada prefere atacar uma isca em movimento e isto poderá fazer a diferença na pescaria . Sucesso e boas pescarias !
  12. Erico Soares
    Erico Soares fevereiro 14, 20:58
    Local de costão de pedras, com águas mais profundas, são boas para pesca de espadas? E quais horários são mais indicados para o inicio da pescaria?
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author fevereiro 18, 19:58
      Prezado Erico , tudo bem ? Sim , estes locais costumam ser muito promissores , não só para a pesca do peixe espada , mas de peixes como garoupas , sargos , galos , corvinas e pescadas . Os melhores horários sempre são no início do dia ou sempre ao final de tarde , início da noite , quando os grandes predadores costumam sair para se alimentar . Sucesso e boas pescarias !
  13. Claudio_Espada
    Claudio_Espada março 05, 11:43
    Bom dia, acho a pesca de espada a mais emocionante das poucas modalidades que já participei, pesco muito nas pedras onde fica a pista Cláudio Coutinho, na Praia Vermelha, Urca. O espada é de veneta, não tem data certa pra bater muito ou pouco, mas lá é o melhor local que já vi, já saí de lá com nenhuma ou de 1 a 3 espadas, como já saí com 12, 17, 37, 53 espadas... muito bom, estarei indo no início desta semana lá... Dica: ao bater o espada na isca, não saia fisgando igual um desesperado, espera a boia afundar de forma que não veja ela na superfície e dê uma ou duas boas fisgadas e após isso mantenha a linha bem esticada de forma que a vara fique sempre dobrada, pois a cartilagem de sua boca é muito dura e muitas das vezes com a linha frouxa ela consegue fugir, e mantendo a linha esticada já trouxe até mesmo sem que fisgasse direito, pois, ao pega-lo na mão a garatéia saiu sem nenhum esforço.
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author março 10, 16:44
      Prezado Claudio , tudo bem ? Muito boa sua informação sobre o local onde pesca o peixe espada , realmente trata-se de um peixe que " come quando quer " , mas quando estão ativos , torna-se sem dúvida alguma uma das melhores pescarias em água salgada . Todo o cuidado é pouco quando se remove o peixe da garateia , pois eles são agressivos e possuem uma mordida forte e muito perigosa . Sucesso e boas pescarias !
  14. claudionei koerscher
    claudionei koerscher março 09, 18:28
    Ola alexandre. voce tem alguma isca artificial para pesca noturna? do tipo luminosa ou aalguma que funcione bem pro espada a moite?
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author março 10, 16:36
      Prezado Claudionei , tudo bem ? Aqui em nosso litoral , usamos muito a isca da KV , modelo Sardinha , principalmente as cores prateadas que refletem muito o brilho em contato com a luz . São excelentes e atraem grandes cardumes se trabalhada de forma lenta , são fatais ! Dê uma olhada em nossa loja virtual , temos todas as cores disponíveis e com frete grátis - https://loja.pescanapraia.com/item/ISCA-KV-SARDINHA-.html Qualquer dúvida , continuamos a sua disposição . Sucesso e boas pescarias !
  15. Jorge
    Jorge abril 06, 14:51
    Gostaria de saber se o estado de conservação da sardinha faz diferença para pesca do peixe espada ?
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author abril 17, 11:45
      Prezado Jorge , tudo bem ? De certa forma não , aqui em nosso litoral o pessoal opta por usar sardinha congelada pela facilidade de ser iscada ao encastoado com a garateia , mas a sardinha pode estar em seu estado natural que também irá servir para a pesca , porém , deve-se passar o elastricot ( linha elástica ) para que a mesma fique mais firme no anzol . Procure usar restos de peixes como ceva , isto tem trazido excelentes resultados para atrair cardumes . Sucesso e boas pescarias !
  16. RENATO
    RENATO maio 10, 14:59
    ola ALEXEDRE GOSTEI DAS DICAS E DOS COMENTARIO GOSTO DE PESCAR ESPADA VOU LEVAR UM AMIGO DE BELEM DO PARA PESCAR EM MOGUAGUA NA PLATARFORMA JA PESQUEI EMBARCADO E NO PIER DE BERTIOGA QUERO PESCAR ESPATA NA PLATAFORMA DE MOGUAGUA GOSTARIA ALGUMAS DICAS OBRIGADO
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author maio 11, 20:15
      Prezado Renato , tudo bem ? Depois da reforma da plataforma , vale a pena ir pescar por lá , além da segurança e praticidade aos pescadores , também frequentam por aquelas águas bons peixes , principalmente os espadas ... O interessante é tentar pescar o espada tanto de fundo , como na superfície , com o auxílio de boia , para saber onde o peixe está mais ativo . De resto , só desfrutar da bela paisagem que o local oferece e se divertir , tenho certeza de que seu amigo irá gostar bastante da plataforma . Sucesso e boas pescarias !
  17. Álvaro IK
    Álvaro IK junho 06, 10:24
    Prezado Alexandre gostaria de saber se as iscas artificiais tem bom rendimento em pesca noturna (pescaria em geral, não especifica e no mar), se positivo favor passar dicas de: tipos e tamanhos de iscas e espécies de peixes capturar, etc.. Agradeço desde já e aguardo retorno. Abraço Álvaro.
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author junho 07, 11:45
      Prezado Álvaro , tudo bem ? A pesca com iscas artificiais é extremamente produtiva , desde que tenha em mente o tipo de peixe que pretende capturar e principalmente o local onde será realizada a pescaria . Existem diversos modelos de iscas , para diversos tipos de pescarias e peixes , temos as iscas de superfície , meia água e fundo , geralmente as mais utilizadas em pescarias são as iscas de meia água e superfície , iscas de fundo geralmente são usadas quando estamos embarcados , como por exemplo , jumping jig sapinho , jig pindoca e o camarão artificial com jighead ( cabeça de chumbo ) . Para pescarias noturnas , no mar por exemplo , eu particularmente gosto de usar iscas de meia água , principalmente que tenham a coloração cromada no corpo , para que possa refletir quando estamos trabalhando a isca , isto aumenta e muito as chances de capturas , geralmente uso iscas entre 10 a 12 cm , pois o foco principal são os peixes maiores , principalmente os grandes espadas . Porém , pode-se usar iscas entre 7 a 9 cm , que são ideais para qualquer tipo de pescaria , tanto em água doce , quanto em água salgada . Vou deixar aqui o link de nossa loja virtual para que possa apreciar as iscas artificiais para todos os tipos de peixe : https://loja.pescanapraia.com/departamentos/ISCAS-ARTIFICIAIS/ Qualquer dúvida , continuamos a sua disposição . Sucesso !
  18. Jórdi
    Jórdi agosto 29, 22:07
    Boa noite. Costumo preparar as iscas para espada salgando as sardinhas e embrulhando em jornal uma a uma. Após trocar o jornal por umas 3 vezes, a sardinha fica seca, e nem precisa guardar na geladeira, além de ficar bem firme para colocar na garateia. Gostaria de saber se, na sua opinião, essa isca salgada pode interferir na produtividade da pescaria. Obrigado.
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author agosto 30, 16:50
      Prezado Jórdi , tudo bem ? De forma alguma , ao contrário , realmente a sardinha se mantém muito mais firme , inclusive para iscá-la . O fato de salgá-las não interfere absolutamente em nada no rendimento da pescaria , este procedimento também é muito usado em corruptos para a pesca de praia , para conservação e aspecto da isca , além de poder guardá-las por mais tempo no refrigerador . Sucesso e boas pescarias !
  19. wallas
    wallas setembro 01, 20:59
    ola...sou iniciante na pesca maritima... moro em angra dos reis... temos varios exemplares de peixes... porem ainda nao conheço os mehores lugares... vc tem alguma dica dessa região ???
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author setembro 09, 19:34
      Prezado Wallas , tudo bem ? Angra dos Reis tem excelente pontos para a prática de pesca , podemos citar aqui alguns dos pontos onde mais se frequentam : * Baía da Ribeira – entre a Ilha do Murta e a Ilha do Arro * Parte externa da Ilha dos Porco * Píer da Petrobrás (necessário autorização ) * Ilha Redonda (ao lado das Botinas ) * Monumento do Aquidabâ (na Ponta Leste) Ilha Grande * Ilha do Meia * Ilha do Pau a Pino * Ponta Castelhanos * Ilha do Meros Locais ai em sua cidade é o que não faltam , o Rio de Janeiro é realmente fantástico , por isto está entre os pontos de pesca mais procurados em nosso país . Sucesso e boas pescarias !
  20. Josemar Cajaiba
    Josemar Cajaiba setembro 14, 16:05
    Ola pessoal, boa tarde pesco sempre espadas no poção em São Vicente, aqui elas costumam atacar em meia agua e sao manhosas costumam vir. ate a beira do barco. e largam a isca(sardinha). Isso acontece com voces tambem?
    • Alexandre Bouças
      Alexandre Bouças Author setembro 14, 16:22
      Prezado Josemar , tudo bem ? Isto acontece mesmo quando os espadas não estão em plena atividade , pegam a sardinha , mas as soltam , porém costumam seguir a isca até próximo ao barco . Quando isto acontecer novamente , procure usar um jumping jig sapinho ou slim ( modelo mais longo ) , deixe a isca descer até o fundo e traga a isca em velocidade alternada , a espada irá atacar sem dó , neste tipo de pescaria , você poderá confirmar a fisgada com mais força e por mais de uma vez , fazendo com que a garateia do jig em conjunto com o suporte hook , permanecerão bem presos ao peixe . Para falar a verdade , ultimamente ai no poção estou pescando mais com iscas artificiais ( jigs ) , os resultados estão melhores do que com a sardinha em si , até pescada amarela chegamos a fisgar ali , pois o local é bem fundo e habitam outras espécies . Sucesso e boas pescarias !

Escrever comentário

Seus dados não será publicado! Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceira pessoa. Os campos obrigatórios marcados como *